logo

Solução

O principal desafio em aquacultura é mimizar os custos assegurando as melhores taxas de crescimento das espécies. Para tal, é necessário um entendimento permanente sobre as condições do ecossistema e do processo produtivo.

Lidar com uma grande diversidade de elementos biológicos e o contacto e dependência dos ecossistemas naturais, consiste numa tarefa desafiante quer pelos riscos, incertezas quer pelos impactos que a atividade de produção pode ter no equilíbrio do ecossistema.

O que é o Aquatropolis?

Sistema Inteligente de Gestão para uma Aquacultura Sustentável

Solução disruptiva que combina o potencial da Internet das Coisas (IoT), com conhecimento cientifico multidisciplinar com a missão de promover a sustentabilidade dos processos de gestão e produção em aquacultura.

Desafios

As aquaculturas operam e produzem usando recursos de forma contínua e em interação com um ambiente de constante mudança, com previsibilidade limitada e elevada exposição ao risco e a capacidade em controlar questões ecossistémicas são determinantes para a viabilidade e produtividade, pelo que a solução deverá contemplar quatro diferentes vertentes:

Conhecimento e Inteligência

• Conhecimento: Das condições ambientais, da biomassa existente, do comportamento das espécies, dos consumos energéticos, da alimentação e da alteração de parâmetros físicos, químicos e biológicos da água;

• Inteligência: Capacidade de correlacionar múltiplo e distinto conhecimento para atuar sobre o processo produtivos de forma autónoma, assertiva e inteligente;

Atuação e Interação

• Atuação: Ao nível da alimentação, do controlo ambiental e da energia dos equipamentos;

• Interação: Disponibilização de informação compreensível de apoio à produção.

Sistema Inteligente de Gestão para uma Aquacultura Sustentável