logo

Parceiros

Para realizar este projecto com sucesso foi definido e estruturado um Consórcio capaz de ir ao encontro destes objetivos, em todas as suas vertentes, desde a componente técnica, conhecimento de mercado até à sua solidez.

Promotor Líder: Compta Emerging Business (CEB)

Possui um vasto conhecimento, experiência e competências técnicas e tecnológicas em TIC, as quais traduzem-se num sólido portfólio de produtos próprios e soluções disruptivas para cinco sectores-chaves da atividade económica, nomeadamente a energia, o ambiente, a agricultura, a logística e o mar.

A participação da CEB será transversal ao projeto, mas terá um especial foco na plataforma base da solução, na unidade central de processamento (a UPI), na vertente de energética (UCC), e na vertente de mercado (URM). A integração dos protótipos globais será também da responsabilidade da CEB.

A ALGAplus é uma empresa especializada na produção e comercialização de produtos baseados em macro algas e seus derivados. Essa génese encontra-se refletida não só nos produtos e subprodutos resultantes, mas também ao nível do processo produtivo – as macro algas são maioritariamente produzidas sob o conceito sustentável de uma Aquacultura multitróficas integrada.

A unicidade desta entidade a nível de produção multitróficas e o forte perfil técnico-científico da respetiva equipa, dão a esta entidade o perfil ideal para integrar o consórcio como entidade utilizadora da solução a desenvolver.

A Domática, empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas cujo foco é aproximar o mundo físico com o lógico, é a criadora e a detentora da tecnologia iDomFramework, uma plataforma para monitorização e controlo local e ou remoto, que permite o desenvolvimento e integração transversal de diferentes tecnologias.

Esta solução permitirá a monitorização, o controlo e a análise em tempo real de forma local e remota dos equipamentos que compõem o sistema de aquacultura. A intervenção da tecnologia irá endereçar as diferentes fases da produção, desde a monitorização de todos os sensores necessários na decisão à produção, como ao controlo de todos os periféricos atuadores que permitem por em prática essas decisões na produção.

O IPLeiria integra 5 Escolas Superiores, 19 Centros de Investigação, 1 Centro de transferência de conhecimento e tecnologia e 2 Infraestruturas Científicas, das quais se destaca o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, tem vindo a consolidar o conjunto de atividades desenvolvidas nos domínios do ensino e formação, da inovação, investigação, da prestação de serviços à comunidade e às empresas.

O IPLeiria possuirá um papel-chave nos estudos preliminares e processo de experimentação e contribuirá de modo efetivo nas especificações e arquiteturas técnicas e funcionais da solução Aquatropolis. A integração de todo a informação gerada pela equipa IPLeiria na solução Aquatropolis, permitirá uma correta avaliação em tempo real do processo de produtivo aquícola, atuando em conformidade no que diz respeito ao apoio à decisão do operador aquícola.

Existe uma estreita relação de colaboração entre estas duas entidades, a qual justifica a apresentação destas duas entidades como sendo uma só, a primeira disponibiliza os recursos científicos e técnicos e a segunda, os recursos humanos de apoio à investigação, assim como os respetivos recursos físicos através do laboratório LINE.IPT – Laboratório de Inovação Industrial e Empresarial, inteiramente direcionado para as empresas, tem como objetivo desenvolver novos produtos, tecnologias e processos e/ou melhoria/reconversão de produtos ou processos industriais já existentes.

O LINE.IPT será responsável pelas tarefas de desenvolvimento do Sistema Móvel Robotizado, desenvolvimento do módulo acústico de localização de cardumes, desenvolvimento do módulo de identificação e classificação animal, desenvolvimento do módulo de controlo de biomassa, desenvolvimento do módulo de comunicação e transmissão de dados.

Sistema Inteligente de Gestão para uma Aquacultura Sustentável